quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

"O Caçador de Pipas", uma dica literária


Livro que faz um bom tempo nos primeiros lugares de venda e o mais retirado da Biblioteca Municipal de Angatuba no último trimestre de 2008. O Caçador de Pipas , de Khaled Hosseini, trata-se de uma narrativa insólita e eloquente sobre a frágil relação entre pais e filhos, entre os seres humanos e seus deuses, entre os homens e sua pátria. Uma história de amizade e traição, que nos leva dos últimos dias de monarquia do Afeganistão às atrocidades de hoje.
Amir e Hassan cresceram juntos, e, exatamente como seus pais. Apesar de serem de etnias, sociedades e religiões diferentes, Amir e Hassan tiveram uma infância em comum, com brincadeiras, filmes e personagens. O laço que os une é muito forte: mamaram do mesmo leite, e apenas depois de muitos anos Amir pôde sentir o poder dessa relação.
Amir nunca foi o mais bravo ou nobre, ao contrário de Hassam que decidiu quem Amir seria, durante a batalha da pipa azul, uma pipa que mudaria o destino de todos.
Grande sucesso da literatura mundial, aclamado pelo público, O Caçador de Pipas teve seus direitos de edição vendidos para 29 países e já está nas telas de cinema do mundo todo, numa produção de Sam Mendes, o mesmo diretor de Beleza Americana.
Fato curioso: O Caçador de Pipas é proibido no Afeganistão, justificativa, o filme pode incitar à violência.


O autor
Khaled Hosseini nasceu em Cabul, em 1965. Aos 11 anos, se mudou com sua família para Paris, onde seu pai assumiria um posto diplomático na embaixada afegã. Após o mandato de seu pai na França, Hosseini voltou para um Afeganistão vítima do sangrento golpe comunista e da invasão soviética. Sua família pediu asilo político, e em 1980, foi para San Jose, California, onde Khaled se formou em medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário